Páginas

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Brasileiros usam Internet dos vizinhos


         Cerca de 7,1 milhões de brasileiros usam Internet por meio da conexão de vizinhos, segundo informações da empresa de pesquisas Instituto Data Popular. O assunto ganhou destaque na última semana, quando o TRF negou um recurso do Ministério Público Federal e decidiu que compartilhar Internet não é crime.
Classe média lidera “gato”
         Percentualmente, a classe média é a que mais usa a Internet de algum vizinho. Considerando apenas as pessoas que se enquadram nessa faixa de renda, 10% afirmaram ter acesso ao sinal Wi-Fi do vizinho. Nas classes consideradas baixa e alta, os números são iguais: 4% entre os integrantes de cada uma delas.
          Segundo o instituto de pesquisas, essa prática é mais comum em pacotes de Internet com velocidades maiores, o que explicaria essa liderança da classe média. Outra razão é a maior proximidade entre os vizinhos de classe média, o que faz com que apenas um contrate o serviço e o compartilhe com os outros.
          Olhando para a segmentação por idade, os jovens são os que mais utilizam o Wi-Fi do vizinho. Entre os entrevistados entre 16 e 25 anos, 21% disseram fazer o compartilhamento. A quantidade de adeptos cai conforme aumenta a idade: 8% das pessoas entre 26 e 39 anos; 3%, entre os que têm de 40 a 59 anos e nenhuma ocorrência entre internautas maiores de 60 anos.
Metodologia
          De acordo com o Data Popular, para chegar a esse percentual foram entrevistadas 2 mil pessoas espalhadas por 100 cidades de todos os estados do país, incluindo Distrito Federal, no último mês de junho.

Fonte: Dados são do Instituto Data Popular, que realizou estudo sobre o assunto no último mês de junho. Justiça do país decidiu que prática não é crime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário